25 de maio de 2020

CONSTATAÇÕES E AFIRMAÇÕES.


Texto:

“Ah! nosso Deus, porventura não os julgarás? Porque em nós não há força perante esta grande multidão que vem contra nós, e não sabemos o que faremos; porém os nossos olhos estão postos em ti”. (2 Crônicas 20:12)

Josafá, rei de Judá, tem um imbróglio à resolver, amonitas e moabitas mancomunam-se a fim de batalharem contra Judá. Esse piedoso rei, temeu, buscou ao Senhor, apregoou um jejum coletivo e unido ao povo orou ao Senhor fazendo constatações e afirmações.
Contudo, o ápice dessas constatações está no versículo doze; este versículo é o ponto alto de sua simples e humilde oração. Neste momento ele verbaliza o que grandes líderes têm dificuldade de fazer em frente ao seus liderados; fazendo duas constatações e uma afirmação.

Veja:

1 – Josafá constata que neles não há força suficiente contra a multidão oponente. Já ouviu seu líder um dia dizer que ele não tem força suficiente para batalha que enfrentava? Josafá faz isso diante de seus liderados. Você pode pensar que isso desanimaria o povo, mas isso não aconteceu.

2 – Josafá constata que ele não sabe o que fazer diante da adversidade. Você se submeteria a alguém que não sabe dar-lhe orientações? Josafá não sabia o que fazer, como fazer e quando fazer; mas sabia QUEM podia fazer.

3 – Josafá afirma que seus olhos estão postos no Senhor. ESSA AFIRMAÇÃO MUDA TUDO! O rei está dizendo que embora esteja em polvorosa seus olhos estavam fitos no Senhor antes mesmo de avistar os inimigos. Josafá só constata sua falta de força e falta de direção para a batalha porque seus olhos estão fixados no Senhor. ENTENDA, só percebe que não sabe e não tem, somente os que tem seus olhos fixados no Senhor.

Assim, deixa-me mudar o rumo das perguntas que já lhe fiz. Você se submeteria a alguém que sabe que não tem força, entretanto, sabe que sua força vem do Senhor? Você seguiria alguém que mesmo que pareça que não sabe o que está fazendo só toma decisões balizadas na vontade de Deus?

Que tenhamos o sentimento de Josafá; que constatemos nossa falta de força, que constatemos que não somos, não podemos, não temos, e a despeito disso não tiremos os olhos do nosso DEUS.

Pr. Alexandre Pitante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário