“Os que confiam no SENHOR serão como o monte de Sião, que não se abala, mas permanece para sempre (Sl 125.1)”.
Confiar. Confiança é algo que todo crente diz ter em Jesus, porém a confiança requerida pelo nosso Deus à Ele é muito mais do que essa confiança que temos, transitória e circunstancial.
Repare que o salmista ao ilustrar a confiança do cristão ele não usa uma árvore que pode ser movida de um lado para outro dependendo da força do vento, ele usa a figura do monte que não pode ser movido, que não se abala e que permanece para sempre, isto é, uma confiança que não é abalada por nada.
É esta a confiança que Deus requer de seu filhos, afinal, o verbo “confiar” no hebraico é bãtah, que também significa: sentir-se seguro, estar confiante, estar despreocupado. Uma das maneiras de confiar em Deus é expressa no conceito de dependência, de entregar-se a Ele sem hesitar, como uma criança à sua mãe.
Aliás, eu sou pai de uma criança linda de cinco anos e às vezes eu a pego e coloco ela em cima do meu carro e digo pra pular no meu colo, ela não tem apoio nenhum à não ser eu que estou a sua frente, a confiança dela esta depositada em mim. E, você acha que ela pula? Claro que sim. Sabe por quê? Porque ela tem uma confiança no pai e sabe que o mesmo não a deixara que nada de ruim aconteça e esta totalmente despreocupada com algum eventual problema.
É este o tipo de confiança que o Pai Celestial requer dos seus filhos, uma confiança sem reservas, despreocupada dos problemas, sabendo que você esta seguro em todo tempo e que nada esta fora dos cuidados do Pai, é uma confiança de entrega total.
Hoje, nós temos uma pseudo-confiança muita circunstancial que depende dos momentos em que eu vivo para depositar ou não confiança aos pés de Jesus.
Quer saber o que é confiar de verdade? Então leia e medite.
Confiar no Senhor é ouvir uma voz que você nunca ouviu dizendo para você ir para uma terra que não conhece, e obedecer a voz indo para esta terra sem saber o que iria acontecer (Gn 12.1).
Confiar no Senhor é não fazer a sua vontade, mas a vontade Daquele que te chamou para o ministério (2 Rs 18.4,5).
Confiar no Senhor é largar a capa que lhe autoriza pedir esmolas na beira do caminho quando O mesmo lhe chama (Mc 10.50).
Confiar no Senhor é correr o risco de vida e ir à um lugar publico, mesmo sendo leproso, só para fazer uma pergunta a Jesus: Se queres, podes me curar? Sabendo que a resposta pode e ser um não (Mc 1.40).
Confiar no Senhor é ver o céu aberto na hora da morte e dizer com toda a convicção do coração: Senhor, não lhes imputes este pecado! (At 7.60).
Confiar no Senhor é estar perante o Sinédrio e todos os seus acusadores que lhe impedem de anunciar o evangelho, mas mesmo assim você diz: Antes, importa obedecer a Deus do que aos homens (At 5.29).
Confiar no Senhor é não esquecer que somos totalmente dependentes de Deus e que tudo na nossa vida provém Dele (Jo 15.5).
Confiar no Senhor é ir até Jesus apresentar o seu problema sabendo que Ele pode não te receber por ser uma pessoa grega, é vencer tudo e todos pelo bem estar de seu filho, é se humilhar na presença de Cristo, é reconhecer suas misérias e saber que somente uma migalha do poder de Deus é suficiente para libertar seu filho ou lhe dar vitória (Mt 15.21-28).
Confiar no Senhor é saber que Ele é o filho de Deus e que somente Ele têm palavras de Vida Eterna (Mt 16.16, Jo 6.68)
Confiar no Senhor é dizer na hora da morte o que disse Inácio (110 d.C.): “Que as feras atirem-se com avidez sobre mim. Se elas não se dispuserem a isto eu as provocarei. Vinde, multidões de feras; vinde, dilacerai-me, estraçalhai-me, quebrai-me os ossos, triturai-me os membros; vinde cru-eis tortura do demônio; deixai-me apenas que me une a Cristo”.
Enquanto muitos que dizem ser o que na verdade não são, estão confiando em sua posição social, dinheiro, diploma, títulos, nos seremos como os montes de sião confiando no Senhor, inabaláveis.
Mas olha o que diz a bíblia à respeito desses: “Ai dos que descem ao Egito a buscar socorro, e se estribam em cavalos; e têm confiança em carros, porque são muitos; e nos cavaleiros, porque são poderosíssimos; e não atentam para o Santo de Israel, e não buscam ao SENHOR (Is 31.1)”.
“Uns confiam em carros e outros em cavalos, mas nós faremos menção do nome do SENHOR nosso Deus (Sl 20.7)”.
Lembre-se: Os que confiam no SENHOR serão como o monte de Sião, que não se abala, mas permanece para sempre.
***
Pr. Alexandre Pitante
Olá, a pz pra você!
ResponderExcluirPra Jesus , o Sim e o Amém!
Aleluia por tua vida!
"Estava tão triste e sozinho,
Desiludido, sem Deus;
Buscava, sem rumo, a saída
Pra dores e pecados meus.
Caí em trevas e morte,
Sem forças, minh'alma ficou.
Mas Seu amor alcançou-me
E com poder me livrou!
Cristo é o meu resgatador,
Sua vida me salvou!
Não tenho mais o que temer
Pois sobre o mal vou vencer.
Cristo é o meu libertador
E Nele bem seguro estou!
Jamais O deixarei, pois eu provei
Do amor superior."
Deixo aqui meu agradecimento por você se tornar meu seguidor!
Que seus passos sejam conduzidos por aquele que se tornou o Nosso Caminho!
Dia espetacular pra você!!!
Amém
ExcluirAmém
Excluir"A melhor parte da vida de uma pessoa está nas suas amizades."
ResponderExcluir( Abraham Lincoln )
Deus o Abençõe rica e poderosamente, querido irmão!
SEm confiança no Senhor nao temos como prosseguir nesta jornada.
ResponderExcluirQue Deus o abençoe, agradecemos a visita e estamos te seguindo
Abraço
Parabéns pela postagem, é encorajadora...
ResponderExcluirFicou realmente muito boa.
Que Des continue o capacitando a cada dia mais para o trabalho, e que vidas sejam salvas através de palavras aqui postadas.
Olá, Alexandre
ResponderExcluirEis-me aqui, já como um seguidor do seu blog, tagarelando um comentário.
Confiança é uma das bases daquele tripé que sustenta a nossa submissão ao Senhor. As duas outras são a Obediência e a Gratidão.
Tanto na igreja quanto neste mundo que jaz no malígno, a honestidade e a integridade são qualidades pessoais, atributos que os seguidores exigem dos seus líderes, para depois imitá-los. Paulo observou tais qualidades em Jesus e nos pediu claramente que não o seguíssemos e sim, que o imitássemos.
Eu afirmo que tudo começa pela liderança de si mesmo, pela firmeza do nosso caráter, por uma força moral, intrinsicamente observada e sentida e pelo que estivermos inspirando de CONFIANÇA àqueles que Deus nos deu o privilégio de liderar.
Como não confiar em quem nos faz ver e sentir que somente ele tem palavras que nos dizem da Vida Eterna ao lado do Criador?
Ai está um exemplo de postagem edificante.
Vou ficar “na cola” do seu magnífico espaço virtual.
Que sobejem bênçãos do Senhor na sua vida.
Alberto Couto Filho
Nobre Pr. Alberto Couto Filho.
ResponderExcluirPaz do Senhor!
Obrigado pelas palavras, como também pelo comentário aqui postado.
Deus o abençoe rica e poderosamente.
Abraço em Cristo, Alexandre Pitante.
Obrigado por palavras tão edificantes, palavras como estas não pode deixar de ser propagadas, por isso de vez em quando coloco postadas em meu blog (www.adielxavierdacunha.blogspot.com), *(se tiver alguma restrição qto a postar, por favor me comunique, o qual após sua resposta não colocarei mais em meu blog).....Mesmo assim continuarei orando pelo irmão e seu Ministério.....Deus abençoe sua Vida, sua Família e seu Ministério....Paz!!!! Adiel Xavier
ResponderExcluirQuerido Adiel.
ResponderExcluirPaz do Senhor!
Fique sempre a vontade em publicar minhas matérias em seu blog, pra mim é um prazer e um honra!
Só peço que dê os devidos créditos.
Abraço em Cristo, Alexandre Pitante.
Essa palavra falou profundamente ao meu coraçao...estou passada....Gloria a Deus por sua vida....
ResponderExcluirA paz do senhor Jesus! Homem de Deus que lindo sermão. Jesus abra as portas n,não as comportas do céu sobre sua vida amém.
ResponderExcluirA PAZ, FALO AQUI DA REGIÃO DOS LAGOS, HOMEM DE DEUS, ENVIA UMA PALAVRA PARA MIM, ESTOU ATRAVESSANDO FASE DIFICÍLIMA.
ResponderExcluirEu gostaria de receber a palavra por email Suelysuellenss@gmail.com
ExcluirPalavra bem explica , eu estava procurando entender porque o salmista compara a confiança ao um monte. Obrigada. fica com Deus.
ResponderExcluirBênção
ResponderExcluirPAZ DO SENHOR pastor Alexandre sou daqui de Mato grosso
ResponderExcluirQue palavra edificante. O senhor tem outros meios para que A gente posso receber suas mensagem diariamente? Se tiver deixa aqui por favor
ResponderExcluirEnvio pela minha linha de transmissão no Whatsapp. O contato está no banner de divulgação.
Excluir