11 de agosto de 2010

O que é Misericórdia?



por Alexandre Pitante Filho

O Salmos 103 retrata da salvação e cura das enfermidades; é muito lindo quando nos lemos e vemos, quando nosso Deus não nos trata segundo os nossos pecados e nem as nossas trangressões, e que o seu perdão esta acima de tudo. Ele não faz acepção de pessoas e nem guarda o nossos erros para um dia nós mostrar no futuro. 

Esse Deus e tão maravilhoso que pega nosso pecados, nossos erros, nossas faltas e lança no mais profundo mar do esquecimento, como esta escrito em Miquéias 7:18,19 diz: "Quem, oh Deus, é semelhante a ti, que perdoas a iniquidade e te esqueces da transgressão do restante da tua herança? O Senhor não retém a sua ira para sempre, porque tem prazer na misericórdia. Tornará a ter compaixão de nós; pisará aos pés as nossas iniquidades e lançará todos os nossos pecados nas profundezas do mar."

Nós só temos que entregar nossas vidas à ELE e confessar nossos pecados e confiarmos plenamente Nele.

Na sua confissão, não fale sôbre outras pessoas, como o faz muita gente: muitas vezes, na confissão os pais reclamam dos filhos, a sogra  da nora, o marido culpa a mulher de infidelidade, a mulher faz o mesmo do marido; que confissão é esta? Isto não é uma confissão? Isto é uma condenação e significa um novo pecado. Você deve falar exclusivamente dos seus própios pecados, sem envolver outras pessoas, “nisso, todo mundo peca”, tais palavras são erradas; o que você tem com isso? Irmãos, na confissão devemos falar dos nossos pecados, e não dos de outras pessoas.  

Na confissão, quem mais se justifica, menos será justificado por Deus e quem mais se culpa, mais será perdoado. Portanto, não devemo-nos si justificar na confissão, mas pelo contrário, mais nos culpar, para sermos dignos de receber perdão de Deus. Como diz no Salmos 103-8 “O SENHOR é misericordioso e compassivo; longânimo e assaz benigno”. Em proverbios diz "O que encobre as suas transgressões jamais prosperará; mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia". Probérbios 28:13

Alexandre Pitante Filho é Bacharel em Teologia pelo Stemat e professor neste seminário, editor do Blog Compromisso com Jesus e escreve também aqui no Avivamento pela Palavra. Ah, ele também é meu pai.

Um comentário:

  1. Otimo Trabalho meu Amigo!! Gostei muito do Blog e tbm ja estou te seguindo!!

    vou acompanhalo sempre!

    um forte Abraço e fique na Paz!!

    ResponderExcluir