Vivemos numa época que os valores se inverteram de maneira exacerbada, você vale o que “tem”, e é assim que te avaliam. Nos dias de hoje o Ter vai à frente do Ser, quando na verdade teria que ocorrer ao contrário, se você tem um bom carro, boa casa, ótimo salário, você e respeitado por isso, não importam se você “é”, do verbo “ser”, um bom caráter, bom pai, bom marido, um Cristão Verdadeiro de Testemunho, não, principalmente em algumas igrejas que tenho acompanhado, aqueles que têm um bom dizimo são os mais respeitados, alguns até são consagrados sem ao menos ter uma chamada de Deus.
O que é mais importante na sociedade capitalista e consumista em que vivemos e eu digo isso em todos os âmbitos, quer seja na igreja e fora dela, é TER, o Ter esta em alta, como se possuir um bom emprego, uma boa casa, ou até mesmo formação acadêmica ou teológica fizesse de alguém um cristão verdadeiro, isso não se compra, não se vende isso na mercearia próxima da minha casa, características de um verdadeiro “cristão” faz parte do verbo SER e eu só adquiro isso aos pés de Jesus.
Temos que parar de avaliam as pessoas pelo que elas têm, eu não acredito que alguém seja melhor do que outrem só porque esse tal possui um curso de teologia, seja ele básico, médio, ou até mesmo bacharel, não que seja contra isso, até porque sou professor de teologia básica, mas acredito piamente que aquelas pessoas irmãs em cristo, mais simples, e que não tiveram as mesmas oportunidades de fazerem tais cursos, não são inferiores, muito pelo contrário, muitas delas são as que possuem uma vida mais dedicada ao Senhor, com mais oração e vivem um cristianismo de simplicidade, não esse evangelho de firulas que esses que se dizem Ter o fazem e o pregam, como se Deus só agisse através dos pseudos prósperos, mas pobres em comunhão com Deus.
No livro de Jó onde este se encontrava em tamanha desgraça e os três amigos a sua volta dialogando com ele, e eles, os amigos, querendo mostrar toda sua cultura, pois eram médicos e tinham um linguajar diferenciado, Jó chega a dizer pra ele (Jó 12.3 Também eu tenho entendimento como vós, e não vos sou inferior; e quem não sabe tais coisas como essas?), ou seja, eles não eram melhores do que Jó porque tinham uma faculdade de medicina, Jó diz: eu não sou inferior a vocês.
Eu encontro na bíblia o diálogo entre o “Ser” e o “Ter”, foi no encontro de Jesus com o Jovem rico (Mt 10.17-22), onde a bíblia diz que o jovem se aproxima de Jesus e pergunta “o que faria para herdar a vida eterna”, no vers. 19 Jesus respondendo a ele faz uma pergunta, você conhece os mandamentos, note que Cristo não pergunta se ele cumpria os mandamentos, apesar de já saber se cumpria ou não, Jesus pergunta tu conheces. O jovem por sua vez diz que desde tenra idade já cumpria todos os mandamentos, Cristo queria ouvir da boca do rapaz que cumpria os mandamentos. Diz a bíblia que com a resposta do moço, Jesus o amou e lhe disse: é rapaz você tem tudo, um bom nome na sociedade devido tamanhas posses da família, tem muito dinheiro, um pai respeitado, um religioso excepcional, pois cumpria os mandamentos de maneira zelosa, mas lhe falta um coisa.
Diante de tudo o que aquele jovem ouviu de Cristo, com certeza o jovem diria, depois de Jesus me amar e me elogiar, diz que me falta alguma coisa, o jovem disse: o que me falta Jesus. Cristo responde dizendo: você tem muito, é um ótimo religioso, mas lhe falta ser, um cristão e não um religioso, se você pode provar pra mim que o “teu ter” é mais importante que o “meu ser”, então vende tudo o que tens e dá aos pobres, toma a cruz e segue-me, pois eu lhe farei saber que o ter não vale mais do que o ser, e te farei um jovem de coração puro e amoroso para os seres humanos e não para com o teu dinheiro, pois o coração daquele jovem estava preso ao dinheiro, o “ter”, que ele possuía. Mas o jovem não quis, preferiu o ter do que o ser, corroborando o que disse no começo desta matéria que infelizmente o ter vai à frente do ser.
Pra quem a vida não deu oportunidades de “ter” como alguns, e por isso acham no direito de esnobar os outros, como se ter lhe desse o direito pra tal. Só lhe resta “Ser”, e isso é o mais importante, seja um homem de caráter e isso não se compra, seja um bom pai, seja um bom marido, seja fiel a Deus mesmo no pouco, pois escrito esta “foste fiel no pouco e no muito eu te colocarei Mt 25.21”, seja sincero e verdadeiro, mesmo que isso custe a tua cabeça em cima de uma bandeja de prata, não se importa com que vão dizer de você, e acima de tudo, seja um Cristão Verdadeiro, pois existem muitos falsos soltos por ai.
O ser é mais importante do que o ter.
Abraço em Cristo, Alexandre Pitante.
Paz Pr.
ResponderExcluirAgradeço sua visita ao meu blog.
E vlw por estar me seguindo.
Estou te seguindo tbm.
Deus continue te abençoando
Abraço
Vitorias
VLT
Paz, Alexandre Pitante! Já coloquei o banner correto no blog. Obrigado pela divulgação.
ResponderExcluirQuerido irmão Alexandre,
ResponderExcluirA Paz do Senhor,
Nesta linha de pensamento Maquiavel lança o seu torpedo: "O melhor é parecer que é do que ser realmente".
A Palavra de Deus também afirma que ninguém deve pensar de nós além do que nós realmente somos, a fim de que não sejamos o que as pessoas acham que nós somos; querem que nós sejamos. Ou seja: ninguém deve subestimar ou superestimar uma pessoa.
Paz Pastor Alexandre Pitante!
ResponderExcluirObrigado pelo comentário no blog do "Coral Jovem Geração Eleita", da Assembléia de Deus Ministério Madureira - Sede Sorocaba. http://jovemgeracaoeleita.blogspot.com/
Estamos seguindo seu blog também...
Fique com Deus, e que Ele o abençoe abundantemente.
É...na realidade o que podemos perceber nas pessoas é uma tremenda ipocrisia. Só vale quem tem, porém Deus nos vê melhor, é o que nos consola.
ResponderExcluirParabéns pelo blog!
Qual a relação com Alexandre Pitante Filho? - Estou te seguindo também.
Abraços!
Olá Varão, que as Consolações do nosso Deus Espírito Santo o possa fortalecer preparando para todas as Grandes Vitórias que alcansarás no caminho até ao grande Dia, estou de passagem e voltarei para melhor observar as Postagens e melhor poder comentar.
ResponderExcluirQue este espaço seja de bençãos a todos os que por aqui passem.
Prezado e abençoado Irmão Alexandre, é com muita alegria que visito o seu blog, pois é pura unção do Espírito Santo. Obrigado pela visita e pelas palavras deixadas em meu blog. Vá avante, Deus é com você.
ResponderExcluirQue DEUS lhe abençoe ricamente em CRISTO JESUS.
Olá Alexandre, tudo bem? vim retribuir sua visita na minha sala do pensamento. Apareça sempre que quiser, ok?
ResponderExcluirSeu texto traz muitas verdades. As igrejas evangélicas hoje são todas(com pouquíssimas excessões), lugares onde os crentes vão pedir coisas a deus, como se ele fosse um grande paizão que distribue coisas para os filhinhos dependentes e interesseiros.
Agora, o ter e o ser podem andar de mãos dadas, desde que os crentes mudem essa mentalidade de que deus é banco ou o outro extremo, de que dinheiro é do diabo.
Acredito em estudo, trabalho, suor. Não acredito em conta-bancária celestial.
valeu, abraços.
Graça e Paz, obrigado por visitado o meu blog. Também gostei muito do seu blog. Muito bem organizado e com um conteúdo baseado em mensagens de grande profundidade bíblica. Vou ser um seus seguidores e vou colocar o seu banner no meu blog.
ResponderExcluirA paz do Eterno Deus !
ResponderExcluirgrato lhe sou pela visita ao meu singelo blog, também estou a seguir o seu, pois temos a mesma linha de pensamento. Fica na presença Daquele que jamais muda, conf. Heb 13.8
Nos laços do amor, de quem nos amou primeiro.
Silvio
Parabéns pelo belo trabalho apresentado aqui no blog. Já estou seguindo!
ResponderExcluirAproveito pra lhe convidar a conhecer meu blog, e se desejar também segui-lo, será uma honra. Seus comentários também serão sempre bem-vindos.
http://ccrislayne.blogspot.com/
Te espero lá!
A Paz irmão Alexandre!
ResponderExcluirEste texto revela uma ferida aberta no cerne da igreja denominacional de nossos dias. A questão não é somente individual, mas existe uma disputa congregacional sobre quem pode oferecer mais comodidades aos seus fiés (ar-condicionado, estacionamento, salas vip, etc) e isso se exacerba nos indivíduos que atrelados a teol. da prosperidade confundem posses com espiritualidade e isso descamba em tudo que tão bem o irmão descreveu.
Que possamos discernir os tempos e orientar as custas de sermos mal-interpretados que o caminho do discípulo é o da renuncia, do despojamento, do compartilhar e amor a deus e ao próximo.
Deus te abençoe e ao seu blog
Claudinho
http://sobrefeemaisumpouco.blogspot.com/
Excelente, estou te seguindo........
ResponderExcluirA PAZZZZ QUERIDO IRMÃO....
ResponderExcluirOBRIGADA POR SER SEGUIDOR DO NOSSO BLOG
É UMA HONRA TER COMENTADO....
SEU TRABALHO TAMBÉM É MARAVILHOSO...
DESEJAMOS QUE DEUS DERRAME CHUVAS DE BENÇÃOS EM SUA VIDA...E QUE ELE CONTINUE TE DANDO SABEDORIA SEM LIMITES PARA ESTAR FAZENDO A SUA OBRA.
UM FORTE ABRAÇO DOS MANOS...
GERAÇÃO VIVA
Prezado irmào!
ResponderExcluirBelo texto...
Ser ou ter, eis a questão!
Tiago abordou isto em sua carta, "Se fizerdes acepção de pessoas.....""
É necessário uma profunda reflexão sobre isto!
"INIMIGOS DA ADORAÇÃO" Veja: INSIGHT - Cristianismo Puro e Simples. Participe, deixe seu comentário!Será um enorme prazer ler e respondê-los.
ResponderExcluirValiosíssimo texto, que Deus te enriqueça no ser um cristão e servo de fato,Deus te abençoe, poucos há que conseguem entender o que significa ser,mas muitos que pensam que são algo por ter,vamos ser pessoas de valor para ter uma esperança em Cristo...
ResponderExcluirGraça e Paz!!
“Se você quer ter uma vida fácil e todos os seus desejos satisfeitos, então não se torne um cristão”. John Stott
ResponderExcluir“A cruz de Cristo é o símbolo de vitória dos cristãos. Nossa vitória não é ter posses, sucesso, vida tranqüila ou mesmo recebermos de Deus tudo que pedimos. A cruz é a maior prova de que mesmo na morte temos vida.” Martyn Lloyd-Jones
“O homem espiritual tem o desejo de ser santo em lugar de feliz. Deseja morrer retamente em lugar de viver no erro. Aprende a pensar e sentir como alguém que já deixou o mundo. Prefere ser útil e não famoso, servir em lugar de ser servido. Deseja que a honra de Deus avance por meio de sua vida, mesmo que isso signifique que ele mesmo tenha de sofrer desonra ou perdas temporárias.” A.W.Tozer
irmão Alexandre Pitante: assista esse vídeo com uma canção que fiz com outros irmãos voluntários. É simples, só voz e violão. Medite na letra.
http://www.youtube.com/watch?v=RZ_l2S5nFe0
O bem mais precioso
Do alto vem!
A paz que tanto anseio
O bem mais precioso
O amor verdadeiro
Do alto vem!
O poder que necessito
Para renunciar
Os tesouros do Egito
Do alto vem!
A graça e o perdão
Riqueza que preenche
o vazio do coração
Riqueza incompreensível
De imensurável valor
Palavras não explicam
Tão precioso amor
Favor que não se compra
Ladrões não podem roubar
O tempo não consome
Tesouro maior não há
Onde estiver o meu tesouro
Alí estará meu coração
Se já sirvo a um Senhor
Não servirei a nenhum outro
Do alto vem!
O precioso amor
Do alto vem!
O precioso amor
Jesus
(meu maior tesouro)
Jesus
(O bem mais precioso)