20 de fevereiro de 2010

SAMÁ, UM HOMEM DE CORAGEM

por Alexandre Pitante


Texto:
 E, depois dele, Sama, filho de Agé, o hararita, quando os filisteus se ajuntaram numa multidão, onde havia um pedaço de terra cheio de lentilhas, e o povo fugira de diante dos filisteus. Este, pois, se pôs no meio daquele pedaço de terra, e o defendeu, e feriu os filisteus; e o Senhor operou um grande livramento (2Sm 23.11,12).


Introdução

Estes homens chamados de Valentes de Davi ou Heróis de Davi não eram pessoas comuns, e sim homens notáveis, dotados de uma capacidade de batalha extraordinária. Antes de falar sobre Samá preciso destacar algumas características notáveis desses homens.

Eram ambidestros, manejavam arco e flecha, atiravam pedra e manejavam a espada com as duas mãos. (1Cr 12.2). Eram valentes e poderosos (II Sm 23:8). Eram soldados valorosos (I Cr 12:22). Eram mais valiosos do que ouro, o menor valia por 10 homens e o maior por 1000 (I Cr 12:14), mesmo que um dia terem sido homens endividados, Deus através de Davi agregou valor à eles.


Quem é SAMÁ?

O nome Samá no hebraico significa "desolação". Viveu por volta do ano 1.000 a.C., e é chamado também de Samote (1Cr 11.27) e Samute (I Crônicas 27.8). Era hararita, filho de Agé. Foi designado como um dos oficiais de Davi, encarregado da milícia durante o quinto mês do ano.

Quais as lições desse texto?

1) Ele venceu o medo. “quando os filisteus se ajuntaram numa multidão” v-11a

Enfrentar uma multidão sem o mesmo propósito com certeza será mais fácil. Mas o texto diz que “os filisteus se ajuntaram numa multidão”, e é aqui que o medo se agrava. Pois os inimigos se ajuntaram no mesmo propósito, o de tomar a terra e de matar qualquer que se opusesse a eles.
Apesar de todas as qualidades já mencionadas Samá tem algo que todos têm, o medo. A primeira batalha a ser enfrentada na guerra é o medo que existe dentro de mim, e Samá o tem sob controle. Foi o primeiro inimigo a ser vencido!
Embora pareça o contrário, a coragem não é a ausência do medo, mas sim o controle dele. Coragem é agir apesar do medo. Coragem é o triunfo sobre o medo. O homem corajoso não é aquele que não sente medo, mas o que conquista sobre ele.

2) Ele não importou-se em estar sozinho, ele venceu apesar disso. “o povo fugiu de diante dos filisteus” v-11c

O medo de Samá tem um agravante, o fato de ficar sozinho. A palavra é exatamente esta “ficar sozinho”. Ficou porque o povo que estava com ele o deixou sozinho, ele não estava ele ficou. Todos se atemorizaram e fugiram. Têm muita gente que nos abandonará na primeira guerra que enfrentarmos. O único que não abandonou Samá foi o que lhe deu livramento. Samá permanece porque mesmo sozinho tem a sensação de estar acompanhado. Você pode até estar sozinho fisicamente mas nunca perca a sensação de estar acompanhado do teu SALVADOR. Pois ELE é a tua sombra a sua direita. “O Senhor é quem te guarda; o Senhor é a tua sombra à tua direita” Sl 121:5


3) Ele entrou na batalha sem se preocupar com o resultado. “e o defendeu” v-12

Você pode estar se perguntando. Porque Samá entra nessa batalha, aos olhos humanos, impossível de vencer, pelo mesmo motivo que os filisteus vieram tomá-la. Sua produtividade. Samá sabe o risco que está correndo e mesmo assim entra na guerra sozinho. O problema de muitos é querer guerrear se os resultados forem positivos. Samá sabia que poderia morrer em batalha, mas isso não foi um obstáculo, ao contrário foi um motivador. Samá sabia que cabia a ele o desempenho e não o resultado. O resultado pertence ao SENHOR.

4) Ele se pôs no meio do pedaço de terra. “e se pôs no meio” v-12

Se colocar no meio é se pôr no centro da guerra, no olho do furacão. É dar a cara para bater. Existem pessoas que à semelhança dos israelitas que estavam com Samá fogem, também existem àqueles  que ficam pelos cantos nunca se envolvem, sempre transferem a responsabilidade da batalha para outros. Deus está procurando pessoas de brio como Samá, que se envolvam, que não tenham a sua vida por preciosa. “Mas em nada tenho a minha vida por preciosa, contanto que cumpra com alegria a minha carreira e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do evangelho da graça de Deus” (At 20.24).

5) Ele defendeu o pedaço de terra e não a lentilha. “daquele pedaço de terra, e o defendeu” v-12

Veja que a prioridade de Samá não são as lentilhas, se assim fosse não teria porque colocar-se no meio pisoteando-as enquanto lutava. Repare que o versículo diz: que ele (Samá) o defendeu e não a defendeu, ele defendeu o terreno. A prioridade dele é a terra, o texto é bem claro. Embora fosse só um pedaço, porém produtivo, o diabo não quer nada que não seja produtivo. Samá é sabedor que as lentilhas existem por causa da terra e não ao contrário. Não há produção sem terra para plantar. A escala de prioridades de Samá é perfeita! Ele realmente sabe dar valor ao que realmente tem. E os filisteus também sabiam disso. Eles não vieram atrás das lentilhas, eles vieram tomar a terra. O nosso inimigo sabe que sem a terra não plantaremos e consequentemente não colheremos. Terra é a nossa salvação, nossa fé, nossa família.
O diabo não quer suas coisas, ele quer sua terra. Ele se alimenta de sua vida emocional, do seu fracasso familiar, ele quer tirar sua vida eterna. Quanto mais fracassada for tua vida no aspecto espiritual e familiar. Mais o diabo será alimentado, afinal, a antiga serpente (Gn 3.14 / Ap 20.2) se alimenta do pó da terra (Gn 2.7 homens).

Sucedeu, depois disto, o seguinte: Nabote, o jezreelita, possuía uma vinha ao lado do palácio que Acabe, rei de Samaria, tinha em Jezreel. Disse Acabe a Nabote: Dá-me a tua vinha, para que me sirva de horta, pois está perto, ao lado da minha casa. Dar-te-ei por ela outra, melhor; ou, se for do teu agrado, dar-te-ei em dinheiro o que ela vale. Porém Nabote disse a Acabe: Guarde-me o SENHOR de que eu dê a herança de meus pais (1Rs 21.1-3).

6) Ele feriu inimigos. “e feriu os filisteus” v-12

Samá sabe muito bem quem sãos seus alvos. Sabemos que existem os que fogem, os que ficam pelos cantos, mas também tem aqueles que põe-se no meio para lutarem com os alvos errados. Paulo disse que não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais (Ef 6.12).
Devemos bombardear o inferno e o reino das trevas e não nossos irmãos. Samá não fica questionando a fuga dos seus irmãos e muitos menos os prometendo punição se porventura vencesse a guerra, ele tem alvo definido. Os verdadeiros inimigos.


7) Ele fez para Deus fazer. “e o SENHOR operou um grande livramento” v-12c

Deus mais reage em nosso favor do que propriamente age. O que cabia a Samá ele fez, defendeu. Operar o livramento cabia a Deus. Os resultados não cabem a nós, a nós compete lutar e defender. A operação de Deus depende muito de nossas ações, neste cenário eu digo que Deus teve prazer de operar um GRANDE livramento diante de tudo o que Ele o Senhor observou deste grande Vencedor SAMÁ.


Conclusão

E Deus realizou grande livramento. Deus não terá como realizar nenhum livramento se todos estiverem prostrados ou mesmo mortos. Mas se houver um só de pé, então haverá esperança. Precisamos ter a coragem desse homem e lutar mesmo sozinhos fisicamente. Deus honra os corajosos. Aos corajosos ELE operará um esplendoroso livramento.

16 comentários:

  1. Paz do Senhor.
    Esse é o meu filhão, ta ficando escritor, já já esta escrevendo um livro. Eu fico muito alegre com Deus.
    É isso ai meu filho deixa Deus te usar.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Pai, mas eu tenho um pai teólogo, professor de faculdade teologica ficaria feio pra mim não seguir os passos do meu pai.

    ResponderExcluir
  3. Agradeço a visita ao meu blog. Volte sempre. Coloquei o banner do seu blog lá.Abração

    ResponderExcluir
  4. Essa é uma das histórias da Bíblia que mais me incomodam, se não cuidamos das lentilhas que Deus nos dar, como cuidaremos das coisas que mais são valiosas aos nossos olhos? Obrigado irmão. Fica na paz.

    ResponderExcluir
  5. tem tamta gente brigando por causa das lentilhas. que esqueceu da terra.tem carro mas não tem familia. tem ministerio mas não tem fé. tem cargos eclesiastico mas não tem salvação. deus abençoe varão.

    ResponderExcluir
  6. Campo de lentilhas.... isso inclui a Familia pq hj ns somos sama temos que pega a nossa espada que e a palavra de Deus e enfrentar os filisteus defender oq e nosso........

    ResponderExcluir
  7. Boa e está palavra e digna de toda aceitação.

    ResponderExcluir
  8. Deus te abençoe irmão!

    ResponderExcluir
  9. Vi um texto semelhanteba este (inclusive os exemplos!) no site:http://www.portasdesiao.org.br/lorem-ipsum-dolor-sit-amet/
    Quem copiou de quem?

    ResponderExcluir
  10. Paz do Senhor.
    Vê a data da minha postagem meu irmão, prego esta mensagem desde 2009 e em 2009 resolvi escrever e postar no blog. O outro eu vi e não tenho duvida de dizer que um verdadeiro plágio. O meu Deus sabe quem copiou quem e isso é o que importa pra mim.

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  12. Amém irmao foi muito sincero diante de Deus e podemos levar esse entendimento que Deus lhe deu além pq é uma benção...O importante é o que Deus fala a cada um que ler essa revelação da palavra Deus abençoe.

    ResponderExcluir
  13. BOA PALAVRA, CREIO QUE O SENHOR NOSSO DEUS USA PESSOAS LAPIDADAS PARA PODER SER EXEMPLOS DE SABEDORIA, CREIO QUE O SENHOR LHE ESCOLHEU PARA ENSINAR AS BOAS NOVAS. SEJA GRANDE INSTRUMENTO DE DEUS NESTA TERRA, É OQUE DEUS FALA EM NOME DE JESUS.

    ResponderExcluir